segunda-feira, novembro 03, 2008

GATO DAS BOTAS COM MATERIAL REUTILIZÁVEL


No Carnaval de 2007, decidi mascarar o meu filho de Gato das Botas, e como o tema era um personagem de contos tradicionais e não encontrava nada que me agradasse, decidi arregaçar as mangas e por mãos à obra.
Como gosto de trabalhar com materiais reciclados ou reutilizáveis, e da largas à criatividade, decidi fazer o chapéu e as botas do gato.

Vou começar por explicar passo a passo com foi feito, assim pode tirar algumas ideias, para fazer o mesmo ou outro.
Primeiro passo é encher um balão de modo a ficar com um tamanho aproximado da cabeça da criança que o vai usar.
Depois de ter a cola caseira preparada, começamos por colocar jornais com a mesma cola, a ocupar apenas metade do balão, com a ajuda de um pincel. Com as mão vamos alisando o melhor possível a superfície. Depois de seco, repete-se este processo mais 2 vezes , ou até mais, de maneira a ficar resistente para não se estragar com facilidade.


Segundo passo, utilizando um cartão de grandes dimensões, fazemos um círculo com a medida pretendida, e um círculo no centro de modo a encaixar a parte de cima do chapéu.

Em seguida, todo o processo se repete, mas desta vez, no círculo. Podemos colocar várias tiras de jornal em volta, entre a parte de cima do chapéu (meia -lua) e a aba. Assim depois de seco não se solta, ficando também mais resistente.

Como mostro na figura seguinte, deixei um pequeno espaço debaixo da aba, não apenas para fixar melhor, mas também para colocar o mesmo material que usei no fato de gato.
Em seguida dobramos uma das partes laterais e fixa-se com fita cola ou cola quente.

No passo seguinte, com a ajuda de uma cartolina damos forma à parte superior do chapéu para não ficar redondo, e coloca-se outra cartolina no topo. Voltamos a colocar papéis de jornal com a ajuda da cola caseira e deixa-se secar.
Depois de tudo feito e seco começamos a pintar. A tinta utilizada é tinta acrílica de cor preta com um toque prateado em algumas partes, para dar brilho e um aspecto de usado.

Depois de colocar o mesmo tecido do fato, e a pena com certa de 50cm, está concluído o chapéu do gato das botas.

Agora mãos à obra para fazer o cano das botas.

"BOTAS"

Primeiro passo é tirar as medidas da perna da criança, não nos podemos esquecer que o cano das botas tem de ser alto, mas de modo a criança se poder movimentar com elas, então o truque é serem altas na parte da frente e curtas (por baixo do joelho) na parte de trás para dar mobilidade.

Com uma caixa de cereais faz-se o molde e coloca-se jornais com cola caseira. Em seguida, enrolamos uns pedaços de jornal par dar um aspecto de dobras. Para ajudar a dar aquele aspecto de material enrugado ou pele colocamos papel higiénico com cola caseira, por ter uma textura diferente do jornal.

Depois de seco, o passo seguinte é pintar o cano das botas com tinta acrílico de cor preta. Na foto seguinte já se percebe as rugas feitas com o papel de jornal.

Por fim colocamos cola branca no topo do cano da bota e fazemos à parte a dobra da mesma com jornal e papel higiénico, de modo a tapar quase metade do cano da bota.

Na foto seguinte, mostra a parte de trás das botas , depois de estar tudo pintado e seco coloca-se velcro preto de forma a ser mais fácil de colocar na perna da criança.

O fato foi feito com tecido a imitar pêlo de animal. A capa em feltro aberta à frente. E o resultado foi este.




O fato de gato das botas para além de ter feito muito sucesso entre as crianças e adultos, o mais importante para mim, foi ter feito o meu filhote muito feliz em usa-lo!

Espero que tenham gostado!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

NOSSA! COMO É LEGAL E CRIATIVO O SEU TRABALHO.ADOREI. E O RETRATO A CARVÃO É LINDO. FAÇO RETRATOS COM GRAFITE SE QUISER DEPOIS FAZER UMA VISITINHA ESTOU NO PINTURAPARAQUARTODEBEBE.BLOGSPOT.COM.PARABÉNS. BJOS.

Quadro Utile disse...

Muito Obrigada pelo post:) eu gostaria de ir ao blog das pinturas para quartos de bebes mas não consigo, provavelmente o endereço não está correcto.
BJ
Sónia

Anônimo disse...

oi!O teu blog tem coisas super giras,continua assim,um sonhador é aquele que luta para ganhar um espaço,onde possa tornar o mundo real um pouco mais colorido e divertido.parabéns!bjocas da Andreia fernandes(A.T.L-sala red 2008/2009)

VISITE AS POSTAGENS ANTIGAS
Pesquisa personalizada
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape