domingo, setembro 16, 2007

Fato de Bailarina com Material Reutilizável


"Tutu"

Com um pedaço de cartão desenhamos um circulo no tamanho que se pretende, para a saia ou "tutu" da bailarina. Faz-se um segundo círculo no centro deste, com alguns recortes em volta para formar um cós. Recorta-se o centro com a ajuda de uma tesoura um x-acto.








Em seguida, recorta-se papel de jornal às tiras. Com um pincel, coloca-se cola caseira uma face da tira de jornal, e vamos preenchendo o circulo de cartão na frente e no verso. Depois de seco, vamos repetir mais duas ou três vezes a mesma operação. E deixa-se secar ao ar. Com folhas inteiras de papel de jornal, colocamos cola caseira até ficar o papel de jornal húmido, amachuca-se o papel de jornal e vai-se colocando em volta no lado exterior do" tutu" da bailarina, dando assim, um efeito de tecido.

Usa-se tinta acrílica pinta-se da cor que pretendemos, iniciar-se assim a pintura na saia.








Para a parte de baixo, constrói-se com material translúcido à escolha. Para o folho da saia, e fazer o efeito de folho, prende-se na parte interior com uma fita-cola resistente, e no espaço entre cada folho, utiliza-se cola de madeira. Repete-se esta operação duas ou três vezes, de maneira a ficar dois a três folhos uns por cima dos outros, para dar o efeito de volume.











Depois de pintado, coloquei betume castanho na parte lisa da saia, para ficar com uma tonalidade diferente. Para o cós da saia, coloquei um tecido (feltro de cor branco), para evitar que a criança se magoe na hora de vestir o fato. Na parte de trás coloquei, com o mesmo tecido, um enorme laço.



"Top da Bailarina"


Para a construção do top utilizei uma caixa de cartão (cereais), recortei em quatro peças, uma para a frente, uma para trás, e duas para os lados ambas de tamanho e formato igual. No interior do top, coloquei o feltro para não magoar enquanto estiver a usar. Pintei com tinta acrílica. Aproveitando o feltro fiz uns efeitos nas extremidades do top. Com a ajuda de um furador, foram feitos 6 furos em cada peça de cartão para colocar as fitas. As fitas são usadas como adorno, "fecho", e também usadas para as alças.


Na parte frontal do top, construí um adorno em forma de borboleta, do mesmo material translúcido usado para os folhos da saia. Recortei o formato das asas, e para a cabeça foi utilizado uma pérola, com um orifício no centro, onde coloquei arame moldável para fazer as "antenas" da borboleta












Para terminar, coloquei verniz de spray, como este demora poucos minutos para secar, à medida que ia dando o verniz ia colocando pequenos brilhantes ao longo do fato para dar o toque final.




Na festa, a pequena bailarina ficou radiante com o seu fato todo construído com material reciclado.

3 comentários:

Dreamlu disse...

Espectacular! Realmente a reciclagem é um Mundo!!!É preciso é ter imaginação e criatividade! Adorei! Continua!Parabéns!

Anônimo disse...

ola boa noite gostava que me ajudasse na escola da minha filha pediram que eu fizesse um fato de carnaval em material reciclevel.
mas a minha filhota quer um de noiva. sera que me pode ajudar em dizer como posso fazer!?
o meu email é susaninha_rm@hotmail.com

rita fialho disse...

ajudaste me a ganhar o premio da melhor bailarina obrigada!!!!!!!!
adoro te ah,e tambem para um desfile.

VISITE AS POSTAGENS ANTIGAS
Pesquisa personalizada
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape