sábado, setembro 15, 2007

Fato de Legionário Romano com Material Reutilizável

Elmo


Utiliza-se um balão como molde para o elmo.
Com cola caseira e fitas de jornal, forra-se metade do molde.
Deixa-se secar repetindo novamente até ficar o material ficar resistente.
Em seguida, retira-se o balão e faz-se um corte na zona das orelhas.
Recorta-se dois pedaços de cartão (caixa de cereais) junta-se deixando um espaço de 2 cm entre ambos. Faz-se 2 cortes em cima do elmo, cola-se com cola e depois com fita cola, para ficar seguro e resistente.

Em seguida, desenha-se o molde num pedaço de cartão, aproveitando a caixa de cereais, e recorta-se deixando um espaço de aproximadamente 1.5cm para fazer pequenos recortes, como na imagem, e dobrar para em seguida colar, com cola de madeira ou outra cola que ofereça resistência.


Esta pequena peça é para colar na parte de trás do elmo.
Depois de colado irá ficar como está na foto.






Para melhor protecção da mesma podemos juntar fita cola, na parte interior do helmo.
No final, todas as partes onde se consegue ver a fita-cola, juntamos um pedaço de jornal recortado com cola caseira e deixa-se secar muito bem, ao ar. Depois de seco, inicia-se a pintura utilizando tinta acrílica.

Podemos utilizar tinta acrílica da cor que quisermos ou outro material para dar o efeito que se pretende.
Neste caso utilizei tinta acrílica prateada e dourada, depois de seco utilizei betume castanho para dar o efeito de metal antigo.

Utilizando ainda a caixa de cartão ( cereais) , desenhei o formato desejado, recortei e pintei com tinta acrílica prateado e dourado, duas pequenas palas de igual tamanho e formato. E com a ajuda de um furador, fiz dois furos e uni com arame moldável, a pala lateral com o Elmo.


Para dar o toque final ao elmo de Legionário Romano, foi colocado em cima, onde existia inicialmente um espaço de aproximadamente 1.5 cm, três novelos de linha nº 6 bordeaux, dobrada ao meio, e no final cortada até obter o tamanho ideal (a gosto).





No final o elmo ficará com este aspecto, visto assim até parece feito de metal!!!






" Saia "
Para usar por debaixo do cinto militar, esta saia foi confeccionada à mão, com tecido de bordado e fitas para fechar.



" Cinto Militar"

Para imitar as tiras de couro usadas nos cintos militares romanos, recortei entre dez a quinze tiras de cartão (caixa de cereais) forrei a papel de jornal utilizando a cola caseira. Depois de seco, pintei com tinta acrílica prateada e coloquei betume castanho. Fiz um furo em cada extremidade da tira. Na extremidade pontiaguda, coloquei um botão dourado. esta operação repete-se quantas tiras forem necessárias até completar o cinto militar.
A faixa do cinto que vai segurar na cintura, é feita com cartão ou cartolina com efeitos, como se vê na foto. a de baixo é pintada com tinta acrílica prateada a de cima é uma cartolina dourada com efeitos, apenas com betume castanho.



Na parte de trás foi feito quatro furos com duas fitas para apertar e segurar na cintura da criança.




Por fim, fazem-se os furos necessários para colocar as tiras. Prende-se as mesmas tiras com arame moldável, e fica com este aspecto, como na foto.

" Loriga Hamata"
" Armadura"
Para a concepção do efeito de malha para a armadura com aspecto de metal, pensei que os pacotes de leite do lado interior, podiam dar o efeito que desejava.
Recortei pequenos quadrados 4X4 e fiz 4 furos pequenos, com a ajuda de um garfo.

Uni os quadrados com arame moldável fino até construir uma espécie de camisola, sem mangas e com abertura lateral.
Na abertura lateral, com a ajuda de um furador, fiz um furo em cada quadrado e coloquei fitas para fechar depois de vestido.

Como leva arame para evitar a criança se magoar, depois de vestido, forrei a parte interior com tecido (feltro) branco.



Depois de feita a armadura coloquei dois pequenos velcros, como se vê na foto, para segurar a capa. A capa do fato já a tinha, e foi reutilizada para este fato de Legionário Romano.
No final, o cinto militar bem como o elmo leva verniz em spray mate para proteger a tinta.

Todo o trabalho valeu a pena o pequeno legionário estava um mimo, e muito orgulhoso do ser fato feito com material reutilizável!!!


Nenhum comentário:

VISITE AS POSTAGENS ANTIGAS
Pesquisa personalizada