No Carnaval de 2007, decidi mascarar o meu filho de Gato das Botas, e como o tema era um personagem de contos tradicionais e não encontrava nada que me agradasse, decidi arregaçar as mangas e por mãos à obra.
Como gosto de trabalhar com materiais reciclados ou reutilizáveis, e da largas à criatividade, decidi fazer o chapéu e as botas do gato.
Vou começar por explicar passo a passo com foi feito, assim pode tirar algumas ideias, para fazer o mesmo ou outro.
Primeiro passo é encher um balão de modo a ficar com um tamanho aproximado da cabeça da criança que o vai usar.
Depois de ter a cola caseira preparada, começamos por colocar jornais com a mesma cola, a ocupar apenas metade do balão, com a ajuda de um pincel. Com as mão vamos alisando o melhor possível a superfície. Depois de seco, repete-se este processo mais 2 vezes , ou até mais, de maneira a ficar resistente para não se estragar com facilidade.
Segundo passo, utilizando um cartão de grandes dimensões, fazemos um círculo com a medida pretendida, e um círculo no centro de modo a encaixar a parte de cima do chapéu.
Em seguida, todo o processo se repete, mas desta vez, no círculo. Podemos colocar várias tiras de jornal em volta, entre a parte de cima do chapéu (meia -lua) e a aba. Assim depois de seco não se solta, ficando também mais resistente.
Em seguida dobramos uma das partes laterais e fixa-se com fita cola ou cola quente.
No passo seguinte, com a ajuda de uma cartolina damos forma à parte superior do chapéu para não ficar redondo, e coloca-se outra cartolina no topo. Voltamos a colocar papéis de jornal com a ajuda da cola caseira e deixa-se secar.
Depois de tudo feito e seco começamos a pintar. A tinta utilizada é tinta acrílica de cor preta com um toque prateado em algumas partes, para dar brilho e um aspecto de usado.
Depois de colocar o mesmo tecido do fato, e a pena com certa de 50cm, está concluído o chapéu do gato das botas.
Agora mãos à obra para fazer o cano das botas.
"BOTAS"
Primeiro passo é tirar as medidas da perna da criança, não nos podemos esquecer que o cano das botas tem de ser alto, mas de modo a criança se poder movimentar com elas, então o truque é serem altas na parte da frente e curtas (por baixo do joelho) na parte de trás para dar mobilidade.
Com uma caixa de cereais faz-se o molde e coloca-se jornais com cola caseira. Em seguida, enrolamos uns pedaços de jornal par dar um aspecto de dobras. Para ajudar a dar aquele aspecto de material enrugado ou pele colocamos papel higiénico com cola caseira, por ter uma textura diferente do jornal.
Depois de seco, o passo seguinte é pintar o cano das botas com tinta acrílico de cor preta. Na foto seguinte já se percebe as rugas feitas com o papel de jornal.
Por fim colocamos cola branca no topo do cano da bota e fazemos à parte a dobra da mesma com jornal e papel higiénico, de modo a tapar quase metade do cano da bota.
Na foto seguinte, mostra a parte de trás das botas , depois de estar tudo pintado e seco coloca-se velcro preto de forma a ser mais fácil de colocar na perna da criança.
O fato de gato das botas para além de ter feito muito sucesso entre as crianças e adultos, o mais importante para mim, foi ter feito o meu filhote muito feliz em usa-lo!
Espero que tenham gostado!!!
3 comentários:
NOSSA! COMO É LEGAL E CRIATIVO O SEU TRABALHO.ADOREI. E O RETRATO A CARVÃO É LINDO. FAÇO RETRATOS COM GRAFITE SE QUISER DEPOIS FAZER UMA VISITINHA ESTOU NO PINTURAPARAQUARTODEBEBE.BLOGSPOT.COM.PARABÉNS. BJOS.
Muito Obrigada pelo post:) eu gostaria de ir ao blog das pinturas para quartos de bebes mas não consigo, provavelmente o endereço não está correcto.
BJ
Sónia
oi!O teu blog tem coisas super giras,continua assim,um sonhador é aquele que luta para ganhar um espaço,onde possa tornar o mundo real um pouco mais colorido e divertido.parabéns!bjocas da Andreia fernandes(A.T.L-sala red 2008/2009)
Postar um comentário